Menu

O que é ser produtivo na quarentena?

maio 1, 2020

Desde o começo da pandemia, o que eu mais tenho observado – não só entre os meus amigos e conhecidos – é a necessidade exacerbada de ser produtivo. E mais, não basta apenas ser produtivo – temos que mostrar ao mundo que somos produtivos, como se houvesse uma necessidade de constante aprovação. Estamos vivenciando a mesma situação, sim. Mas cada indivíduo lida e tem reações diferentes e está tudo bem. O seu valor não é refletido apenas pela sua produtividade.

Comece cuidando de você: o auto-cuidado não é uma moda, ele é essencial.

Tente manter uma boa alimentação, praticar algum tipo de exercício em casa (confesso que eu estou falhando miseravelmente nesse quesito), mantenha contato com seus amigos e por aí vai. Não se baseie pela produtividade alheia. Cá entre nós: se você perdeu aquela live com uma aula de yoga, o mundo não vai acabar. Se você se sente pressionado ao ver conteúdos sobre produtividade o tempo inteiro, corte esse ruído da sua vida – existem várias ferramentas nas redes para silenciar palavras, restringir postagens e tal.

 

Use as redes sociais de forma positiva.

Nem só de challenge e selfie vivem as redes sociais. Esses dias no TikTok (sim, eu não resisti) me deparei com o perfil de um psicólogo (@amoderntherapist) e achei muito bacana e criativa a forma que ele utilizou a rede para entregar valor aos seguidores dele. Inclusive, ele tem uma meditação curtinha bem bacana (em inglês) para esse momento de pandemia.

@amoderntherapist

The struggle is real! Caffeine and anxiety do not mix. 🙅‍♂️ ##themoreyouknow ##stilltastesgood ##caffeine ##psychology ##iamgroot ##mentalhealthawareness

♬ Baby Groot – ✨ Andrew ✨

Mude sua mentalidade.

Essa reflexão exige paciência, tempo e humildade – não se iluda achando que isso vai acontecer da noite para o dia. Vai ser um processo sincero, frustrante (sim, frustrante, não vou mentir dizendo que vai ser suave), esperançoso e bonito. Diminua seu ritmo. Tá permitido ser um pouco mais lento e se distrair com algum imprevisto. Parece um papo muito good vibes mas meditar faz toda a diferença.

Segmente seu tempo.

Crie um planejamento semanal e separe suas obrigações domésticas, seu trabalho, um tempo para seus hobbies e para cuidar de si. Comece pelas tarefas mais simples para continuar motivado e tente acordar cedo para o seu dia render. Não sabemos ainda como será o futuro e por quanto tempo ainda teremos que lidar com essa situação adversa. Seja resiliente. Não importa o que vier depois: estaremos preparados e fortalecidos – juntos.

TESTE 30 DIAS GRÁTIS:

BAIXE GRÁTIS:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pt Portuguese
X