Menu

Pat na cozinha: aprenda a fazer coxinhas

maio 18, 2020

Eu não lembro bem como surgiu esse papo entre as minhas amigas no Twitter, só lembro que rolou um desejo coletivo de comer coxinhas. E eu obviamente estava inclusa nesse desejo. Eu como boa incentivadora, falei que era super fácil de fazer – e é! Claro que existem outras receitas (tipo a com massa de batata) que são um pouco mais chatas de fazer. Mas essa aqui é rápida, fácil, prática e teve 100% de aprovação aqui em casa.

Sem mais delongas, vou explicar pra vocês como fazer e – pra galera vegetariana/vegana eu já aviso que dá pra modificar sem perder a qualidade, então todo mundo sai feliz nessa. Eu espero que vocês façam e me mostrem fotos, ok? Quero todo mundo matando essa vontade doida de comer coxinhas. Dá pra tornar a receita mais saudável? Dá sim, mas o objetivo não é uma coxinha keto, low carb ou fit.

Ingredientes:

* OBS: você pode usar caldo de galinha/legumes em cubo, mas lembre de dissolver antes (a Sazon eu sei que vende a versão em pó e é uma mão na roda). Se você for muito topzera da cozinha você pode fazer o seu caldo do zero, o céu é o limite (e usar ele no lugar de 1 copo de água). Sobre o peito de frango: eu estimo que com 200/250g dele cozido você consegue fazer essa receita de boas, aqui eu comprei um pacote que vinha com 400g de frango temperado e desfiado e sobrou aproximadamente metade.

Modo de fazer:

Para fazer a massa, misture a água, o leite, a margarina, o caldo em uma panela até ferver. Abaixe o fogo e adicione todo o trigo, mexa até obter uma massa lisa e homogênea e já pode desligar o fogo. Real não demora nem cinco minutos. Para o recheio, refogue o frango como quiser – eu não gosto de muita coisa na minha coxinha, então usei apenas sal, páprica doce pra dar uma cor no frango e um fiozinho de azeite pra não grudar. Depois, com o fogo já desligado, adicionei o requeijão até o frango ficar cremosinho e consistente.

Para começar a montar, prepare bem o seu ambiente. Separe um recipiente com farinha de rosca e a panko/milanesa (eu misturei meio a meio). Sim, dá pra usar só farinha de rosca também. Separe um outro recipiente com água bem gelada. Separe também um pouco de farinha de trigo normal. Eu usei como medida de massa, uma colher de sobremesa. Pegue a massa e vá abrindo na mão até ela ficar com uma textura bacana – o ideal é ela ficar parecendo uma mini pizza com mais ou menos 0,5 cm de espessura. Pode abrir na mesa e usar um cortador? Claro, mas aqui é a lei do menor esforço. Se precisar, polvilhe um pouco de farinha de trigo na sua mão ou na massa ao ir abrindo porque ela não deve estar grudenta. É importante dar uma sovada de leve na massa ao ir abrindo pra evitar que a massa resseque e forme casca.

Coloque recheio apenas no meio, mais ou menos do tamanho de uma moeda de um real e feche (vá testando o que funciona pra você). Aqui depende do tamanho da coxinha que você for fazer, claro, mas a regra é: se colocar recheio demais a coxinha não fecha ou pode estourar na fritura. Com a coxinha fechada, passe rapidamente na água gelada e coloque na farinha de rosca para empanar. Quando você terminar, elas vão ficar assim:

Eu já usei farinha de linhaça dourada para empanar, e para quem quiser usar a air fryer é uma boa pedida pois vai manter a cor da coxinha tradicional. Essa versão não rola na air fryer porque ela vai ficar com uma cor e textura estranha. Em uma panela funda (se for larga, vai ser mais rápido ainda), esquente o óleo de sua preferência entre 180 a 200 graus e frite as coxinhas aos poucos – eu gosto de deixar espaço suficiente na panela pra conseguir virá-las sem correr o risco de estragar ou esmagar alguma. Espere atingir a cor desejada, escorra e coloque sobre um papel toalha pra ir dando uma secada na gordura. Pronto. Rende cerca de 25 coxinhas médias (similar as do Ragazzo).

E se alguém tiver alguma dúvida, pode me chamar aqui nos comentários que eu tento ajudar! Até a próxima receitinha (que sabe lá quando será). A quarentena está me transformando em uma aventureira na cozinha, risos.

TESTE 30 DIAS GRÁTIS:

BAIXE GRÁTIS:

2 Comentários

Natalia disse:

Amiga, que delícia!! Obrigada por compartilhar!!

Pat disse:

Disponha, amigaaaa! <33333
Se fizer, me conta como ficou.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pt Portuguese
X