Uma das coisas que eu mais detestava quando morava em Brasília era a falta de locais bacanas para visitar, tomar um café e trocar uma ideia. Confesso que fiquei chocada ao voltar lá, nove anos depois, e me deparar com uma cidade que virou um polo gastronômico hipster. Nunca, nos meus sonhos mais ousados, eu imaginaria isso. Mas não dei conta de visitar todos os lugares bacanas que vi nos dias que passei por lá. Porém, dos que visitei elegi meu favorito: o Ernesto.
E pra vocês entenderem o quanto eu amei, eu visitei as duas unidades: a da 115 sul e a da 108 norte. Particularmente, achei a da asa sul mais aconchegante – no segundo andar tem tipo uma mini livraria que da um ar muito tranquilo pro ambiente. Fora que o atendimento foi bem melhor e meu atendente soube me explicar muito bem sobre os grãos disponibilizados na casa e os métodos de preparo oferecidos.
Como cheguei primeiro que todo mundo, só pra variar um pouco haha, pedi uma prensa francesa pequena com o grão da casa e um pain au chocolat que eu fiquei tão sedenta pra provar que esqueci até de tirar a foto. Perdoem a chocólatra aqui. Inclusive, muito deliciosa a massa porém um pouco mais de chocolate não faria mal a ninguém.
Depois, resolvi experimentar o menu de degustação de cafés: eles extraem o mesmo grão de formas distintas para você experimentar e notar as diferenças entre os métodos. Se eu não me engano, existem três variações e eu escolhi a que vinha o café coado e um espresso. Eu não sou das maiores fãs de café coado (falei!) mas esse estava divino, talvez até melhor do que o espresso. Para acompanhar, quis experimentar o brigadeiro vegano mas eles estavam sem e eu acabei optando pelo tradicional (que pasmem, também esqueci de fotografar). Achei bacana que eles usam um cacau bem puro (se bobear é 100%) e o brigadeiro não fica enjoativo. Muito bom.
Eis que, um dia depois, lá fui eu de novo. Na outra unidade, da asa norte, pra tomar café da manhã. O ambiente é bem mais relax do que o outro e achei que combinou com o meu momento brunch no final de semana – se eu tivesse bebendo uma mimosa poderia até jurar que estava num episódio de Sex and the City. O atendimento pecou e se eu não conhecesse a casa acho que não teria tido uma impressão tão boa. Minha atendente não sabia me explicar nada do menu e tudo que pedimos demorou horrores mesmo com a casa não tão cheia.
Nesse dia eu fui com fome e olha, quanta variedade de comida que esse lugar tem. Eu que nem sou uma das maiores fãs de café da manhã fiquei impactada. Pra começar leve na cafeína, pedi um chai que tranquilamente pode encabeçar a lista de chás mais gostosos que já pedi. Tinha opção de leite vegetal mas não tinha leite de amêndoas – fica aí minha única reclamação. Minha prima pediu um cappuccino e eu vou até postar a foto aqui também porque eu adoro exaltar baristas que fazem latte art. Meu sonho de princesa aprender, vocês não iriam aguentar meus stories no Instagram.
Como um belo cliché que sou, esqueci de fotografar as comidas mas pedi um brioche recheado (divino!), um café coado e um brigadeiro porque fiquei bem apaixonada sim. Não sei quando voltarei a Brasília, mas tenho meu novo cantinho favorito (conseguiu conquistar o lugar do Daniel Briand – que pra mim tem o melhor croissant desse país). Ernesto, abre uma filial aqui em SP – nunca te pedi nada!
The Comments
Jéssica
Meu Deus, não vi foto de comida, mas fiquei com fome. A riqueza dos detalhes e do seu ponto de vista sobre os cafés e o chai, sinceramente, me capturou. Aqui em Curitiba tem muitos cafés e é o meu rolê favorito, pena que vai dinheiro, muito dinheiro. Eu adoro conhecer lugares novos e se fosse para Brasília eu certamente iria no Ernesto!
Belíssimo post <3
Patty
JéssicaConheci Curitiba pequenina e tenho muita vontade de voltar. Tenho algumas amigas que moram aí e babo com as fotos nos cafés – mas infelizmente não é um role barato mesmo. Se algum dia for à Brasília, pode ir lá porque é show, sem defeitos.
Hellê
Que amor, já vou deixar anotado pra quando eu for conhecer Brasília. Adorei o blog, obrigada pela visita <3
Patty
HellêVale muito a pena, hehe, anote sim! Obrigada por visitar o blog e volte sempre <3
Stephanie Ferreira
Menina não é a primeira vez que leio sobre bons cafés e restaurantes em Brasília, tanto que sou louca para conhecer a cidade (com mto dinheiro rs) para comer bem por lá
Eu to apaixonada no Ernesto, tomara que venha pra SP daí já podemos marcar encontrinho por lá
Beijos
Patty
Stephanie FerreiraCara, depois que eu saí de lá em 2010 eu confesso que não acompanhei muito. Quando cheguei lá dessa vez foi um choque real – a cena lá melhorou uns 500% e eu nem tô exagerando. Variedade de tudo e principalmente de cafeterias. Realmente, recomendo ir com o bolso preparado porque dá vontade de parar em tudo.
Heloisa Godioso
ai, que delícia! Não conheço Brasília e acabei de tomar café, mas já quero outro graças ao seu post. Eu sou aloka do café e AMO conhecer cafeterias. Cada lugar novo que visito, preciso ir em pelo menos uma. Bom, agora já sei qual ir quando for a Brasília. Agora, COMOASSIM você não é fã de café coado? Menina do céu, melhor café da vida – se bem feito, claro!
beijos!
Patty
Heloisa Godiosoeu acho que o coado é o que dá mais margem pra erro, hahahaha. existem exceções e eu obviamente não sou uma pessoa de recusar café, mas quando eu tenho a opção nunca peço. hehehehehehe
VICIADAS EM CAFETERIAS, uma historia de vida HUAHUAHUAHUHAUHA pior que aqui eu nem exploro o tanto que eu poderia.
beijos
Taís
Tão legal quando a gente encontra um lugar assim, vontade de ir sempre que der. Eu acredito que essa onda de cafés hipsters legais tenha se espalhado no mundo todo agora, não me admira que em Brasilia tem essas opções também haha
🙂
Patty
Taíspor mim tá maravilhoso, pode espalhar por todo lugar mesmo HAUHAUHAUHAUHAUHUAH
pior que aqui em sp tem uma porrada e eu acabo sempre voltando nos mesmos, preciso dar uma explorada.
BA MORETTI
tava lendo esse post, parei pra fazer faxina, voltei e NOSSA ACHO Q VOU ALI PASSAR UM CAFEZIN VIU ♥
aqui não tenho o hábito de sair pra conhecer novos lugares e tal, mas no dia das mães acabamos indo no café cultura, aqui em floripa e nossa ♥ eu amei tanto! fiquei pensando why diabos eu não faço isso mais vezes HAHA
Patty
BA MORETTIcafezinho não tem hora, né? ♥
eu já ouvi falar mtttt desse café cultura, meus amigos de floripa amam! e é isso né, as vezes bate uma preguiça de sair pra explorar, mas no final, sempre vale mt a pena!
Imprevistos Musicais
Eu meio que amo demais o Ernesto haha As comidas são maravilhosas, e particularmente, prefiro a unidade da asa norte (acho mais confortável, sei lá). Aqui em Brasília tá tendo cada vez mais cafeterias e coisas legais abrindo, e meu estômago só agradece a comida boa haha