Me deparei com a tal da overnight oats (alguns aqui chamam de aveia adormecida ou dormida) no Pinterest uns tempos atrás. E é claro que eu achei muito simples, fui fazer e obviamente deu errado. A quantidade de líquido ficou desproporcional e parecia leite com uma papa de aveia no fundo. Ficou ótimo, nota zero.
E a minha vontade de acertar esse negócio cresceu. Porém, eu seguia traumatizada do primeiro fiasco. E pra ajudar, uma youtuber que eu acompanho sempre postava as dela no stories, com sabores incríveis e uma cara maravilhosa que a minha não teve nem de longe. Minhas preces foram atendidas e ela finalmente liberou uma das receitas dela e eu entendi onde eu estava errando – pra quem quiser: banana bread overnight oats da simply nailogical.
Meus amigos, essa receita dela tem uma cara maravilhosa porém milhões de ingredientes que eu não tenho em casa (e a grande maioria das pessoas também não) tipo pó de Maca Peruana, uns 2 sabores de whey, nibs de cacau, óleo TCM…incrível, mas nada prático. Pois bem, arrisquei, olhei pro meu armário e meti o louco na improvisação levando em conta o que tinha visto no tutorial e DEU CERTO. Fiz com sabor de bolacha de bonequinhos de gengibre. Em pleno agosto. Porque eu já tô em clima natalino e ninguém pode me julgar.
E, ao contrário da receita que me inspirei, essa é sem glúten, sem lactose e só não é vegana por um ingrediente que dá pra substituir facilmente. Quem diria que 2019 seria o ano que eu estaria compartilhando receita fitness nesse blog, não é mesmo. Pois estou. Muito vida saudável, chega quase dar um orgulho. Vamos ao que você vai precisar (e esses da foto servem de base pra você criar muitas outras combinações).
INGREDIENTES:
- 1 xícara de aveia em flocos
- 1 xícara de leite de amêndoa
- 2 colheres de sobremesa de chia em grãos
- 1 colher de chá de gengibre em pó
- 1/2 colher de chá de cravo em pó
- 1 colher de sobremesa de canela em pó
- 2 colheres de sobremesa de cacau em pó (ou Toddy, se você quiser ela mais doce e menos saudável)
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 1 colher de sobremesa de mel (pode substituir por agave pra virar vegana!)
- 1 pitada de sal
Eu começo colocando todos os ingredientes secos juntos e depois vou adicionando o leite, a essência e o mel. Não tem mistério, é só ir mexendo até tudo ficar bem homogêneo. O resultado final parece uma consistência de massa de bolo crua, meio mole. Mas o grande lance é que, quando hidratada, a chia se torna um pouco gelatinosa e garante uma textura de mousse pra essa mistura. Depois é só levar à geladeira e deixar repousar até a manhã seguinte – se você estiver com pressa e quiser comer no mesmo dia, o ideal é no mínimo 3 horas na geladeira.
Você pode armazenar tudo num tupperware grande ou colocar em pequenos potinhos, ou até num daqueles potinhos que imitam mason jar. Dá pra intercalar com frutas, granola e iogurte – a criatividade é o limite. Mas eu sou basicona (e não curto comer muitas coisas doces pela manhã) então coloquei em potes pequenos sem nenhum adorno.
Essa medida da receita rendeu três potinhos e eu achei perfeito. Se você quiser deixar mais pronto, porque não estraga tão rápido, é só dobrar ou triplicar as medidas. Bom, agora uma dica muito particular – porque eu adoro ter a sensação de que estou mastigando alguma coisa mais crocante – é colocar granola por cima. Eu usei uma de banana com cacau da Mãe Terra que é uma delícia (e a quem interessar possa, contém glúten). Se alguém aí se aventurar a reproduzir me marca na foto ou no post!
The Comments
Gabi Ramalho
Eu sempre vejo receitas dessas overnight oats, mas nunca tive aquela vontade de replicar, sabe? Mas tenho que confessar que a tua ficou com uma cara ÓTIMA e eu tô com muita vontade de testar sim! Ficou parecendo uma sobremesa e eu, formiga que sou, já fiquei atiçada.