Ainda vale a pena blogar em 2020?

É muito comum ver entre alguns influenciadores e criadores a infame frase: os blogs morreram, ninguém consome isso mais. Só que não é bem assim – os blogs estão mais vivos do que nunca. Se você se pergunta se ainda vale a pena blogar em 2020: a resposta é sim. Principalmente para quem produz conteúdo e deseja otimizar resultados, este é o caminho.

As redes sociais são ótimas para você consumir pequenos drops de conteúdo, é algo instantâneo e que pode ser iniciado sem qualquer investimento por parte de quem produz e é bem mais fácil de se conquistar uma audiência. Entretanto, de acordo com o Hubspot, cerca de 47% dos consumidores buscam de 3 a 5 fontes de conteúdo antes de realizar uma compra. E você pode ser essa fonte de conteúdo se seu blog tiver um bom posicionamento nos mecanismos de busca. Produtores de conteúdo e empresas que investem em blogs possuem 67% mais leads (que é tipo um cliente em potencial, se você não manja desses termos).

Se você monetiza seu conteúdo de alguma forma e/ou pretende disponibilizar algum produto para o seu público, manter um blog otimizado pode ser uma ferramenta essencial na sua estratégia de marketing. E o seu retorno pode ser ainda maior, principalmente quando se tem um nicho definido e você se torna referência.

ainda vale blogar em 2020

Eu tentei e não deu certo, então não funciona.

Se não funciona, existe algum motivo – e eu vou explicar os mais comuns. O blog não está otimizado para buscas e não utiliza palavras-chave estratégicas: os textos provavelmente foram redigidos e postados sem alguns elementos técnicos ou palavras-chave, isso é a equivalência de “atirar no escuro e tentar acertar o alvo” no mundo do marketing digital. Não promover o blog para a sua audiência: você pode redigir um texto incrível, implementar um bom SEO mas se você não divulgar para o seu público, terá combatido apenas metade da batalha; crie oportunidades para seu público se conectar ao seu conteúdo em diversas plataformas.

No próximo post: tendências para 2020. Existem algumas estratégias para blogs que estão em alta em 2020 e irei discuti-las aqui na próxima postagem. Se vocês tiverem alguma dúvida sobre o assunto, é só comentar aqui ou me mandar uma mensagem nas redes e eu farei o meu melhor para responder.