Eu entrei nessa da aromaterapia meio sem querer, quando eu menos esperava. Comecei a ver difusores nas lojas, sentia um cheiro gostosinho aqui e ali e fiquei interessada. Dei uma pesquisada leve pra entender como funcionava e comprei meu primeiro difusor, mais ou menos um ano atrás. E daí já era, fui 100% convertida. Entre erros e acertos, fui testando opções, marcas e, hoje, resolvi montar um pequeno guia pra quem quer se aventurar e não sabe muito por onde começar.
Mas antes: o que é a tal da aromaterapia? É uma técnica natural que utiliza os aromas e as partículas liberadas por diferentes óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro. Existem várias formas de usar os óleos: inalação, sprays, difusão, evaporação, mistura em produtos de beleza e assim vai. A mais simples (e gostosa, na minha opinião) é através dos difusores e é a que eu vou mostrar um pouco para vocês.
1º PASSO: A ESCOLHA DO APARELHO
- Difusores com formatos divertidos: lâmpada, pandas, lua, sapinhos…eu já vi cada modelo exótico e engraçadinho nas lojas que vocês nem imaginam. Geralmente, eles possuem mecanismos mais simples e por isso custam entre 20-50 reais. Se você quer testar mas não quer gastar pode ser uma boa opção, mas para ambientes bem pequenos. Tenho um desse igual ao da foto e ele cumpre seu papel, bem mediano.
- Difusores elétricos de tomada: eles funcionam a base de calor, diferentemente dos outros modelos a base de água. São os únicos que podem ser utilizados com essências e fragrâncias artificiais – se você só quiser um ambiente cheirosinho e não se interessar pelo benefício dos óleos, é a opção mais barata. Particularmente, eu não gosto e não tenho porque inalar substâncias artificiais pode ser prejudicial à saúde a longo prazo.
- Difusores de alta capacidade e com controle sem fio: quando meu primeiro difusor queimou, eu resolvi fazer um upgrade e peguei um modelo bem parecido com esse – 500ml de capacidade, com opção de leds coloridos para cromoterapia e controle sem fio (única diferença é que o meu tem acabamento de madeira na base e não tem conectividade com o celular). De longe o mais eficaz que já testei, esse possante é capaz de propagar o aroma pela casa toda em questão de minutos – tem opção de timer, velocidade, funcionamento intermitente e chega a durar de 8-12 horas ligado direto.
- Difusores com acabamento de madeira: esse modelo da foto é bem parecido com o primeiro que tive e eu escolhi porque combinava com a madeira da minha escrivaninha, é uma ótima opção pra quem quer algo discreto, elegante e com uma boa capacidade. Existem modelos imitando uma madeira mais clara também.
2º PASSO: COMO ESCOLHER OS ÓLEOS ESSENCIAIS
Você pode pura e simplesmente comprar pelo cheiro que te agradar mais (afinal, nada errado com isso) ou pelas propriedades que o óleo possui – eu me guio pelos dois, porque de nada adianta o óleo ser incrível e você não tolerar o cheiro. Pensei em fazer uma lista aqui, mas sinto que não faria justiça. Então se você quer uma dica boa e barata: tem um manual bacana disponível de graça para Kindle Unlimited (que você pode testar 1 mês de graça clicando aqui) ou se você preferir, pode comprar só o e-book por R$1,99.
Vou comentar um pouco sobre alguns que eu estou usando e boas marcas para comprar. É imprescindível usar óleos de boa procedência e que sejam 100% puros, nada de misturas com óleos vegetais. Uma marca brasileira muito boa e que eu uso bastante é a WNF, atualmente meu favorito deles é o de laranja doce que auxilia no equilíbrio e combate ao esgotamento físico e mental, e é um forte aliado contra ansiedade e depressão – ele é ótimo para ambientes de trabalho, estudo e concentração. Uma outra marca que descobri recentemente e apesar de não ser brasileira, vende a rodo no Mercado Livre é a Now. A proposta deles é fornecer óleos de qualidade a um preço acessível. Confesso que fiquei receosa, porque a diferença é grande, mas to testando há meses aqui e fiquei muito impressionada com a qualidade (melhor que alguns outros que comprei por aqui). Alguns que tenho por aqui: Lavanda (ótimo para relaxar e dormir), Hortelã Pimenta & Eucalipto (ótimos para quem tem problemas respiratórios e alergias), Melaleuca (uso muito para skincare e também é ótimo contra a tosse), Canela (Cinnamomum Zeylanicum) – de longe meu cheiro favorito de todos, esse especificamente é o óleo da casca da canela (o da folha não é tão cheiroso) e ele é um pouco mais caro e difícil de encontrar. Ele tem propriedades similares ao da laranja doce e eu adoro fazer um blend com os dois, principalmente agora no inverno!
Se tiver alguma dúvida que eu possa ajudar, é só comentar aí embaixo que eu respondo! Para saber mais sobre outras utilizações dos óleos, restrições, contra-indicações, é sempre bom procurar um profissional especializado ou um naturopata.
The Comments
Mariana
Em primeiro lugar, como que eu nunca tinha entrado no teu blog antes?? Em segundo lugar, que post maravilhiso! Eu amo difusores e cheirinhos e qualquer coisa que melhore nosso bem estar através de aromaterapia, preciso comprar um mais legal lá pra casa (estamos com um de varetas, mas não vejo a hora dele acabar pra trocar). Eu adoro baunilha porque dá uma sensação imediata de conforto e de familiaridade/aconchego no ambiente. Eu amo cheirinho de capim-limão e qualquer coisa que tenha mel no meio, também me dão a sensação de ambiente mais quentinho e aconchegante (ainda mais agora no frio!). Fiquei curiosa sobre o óleo de laranja doce? Pode apostar! Vou procurar aqui pra experimentar. ♥️
Patty
MarianaEu amo cheiro de baunilha!!! Faço direto spray caseiro com essência pra borrifar na roupa de cama e ficar aconchegante pra dormir ou até mesmo borrifar no ambiente! Quero muito achar óleo essencial a um preço justo pra colocar no difusor também. Capim-limão é perfeito e foi o cheirinho que mais rolou aqui durante os meses do verão. Nunca usei nada com cheiro de mel, mas deve ser uma delícia também. Depois me conta o que achou do de laranja!!! Eu adoro tanto ele puro quanto misturado com canela, fica bom demais e dá uma sensação de calmaria e quentinho. <3