Inscreva-se na minha newsletter

Receba novidades semanalmente!

Popular Topics

O guia básico da Aromaterapia

July 14, 2019 4 min read 2 Comments

Eu entrei nessa da aromaterapia meio sem querer, quando eu menos esperava. Comecei a ver difusores nas lojas, sentia um cheiro gostosinho aqui e ali e fiquei interessada. Dei uma pesquisada leve pra entender como funcionava e comprei meu primeiro difusor, mais ou menos um ano atrás. E daí já era,  fui 100% convertida. Entre erros e acertos, fui testando opções, marcas e, hoje, resolvi montar um pequeno guia pra quem quer se aventurar e não sabe muito por onde começar.

Mas antes: o que é a tal da aromaterapia? É uma técnica natural que utiliza os aromas e as partículas liberadas por diferentes óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro. Existem várias formas de usar os óleos: inalação, sprays, difusão, evaporação, mistura em produtos de beleza e assim vai. A mais simples (e gostosa, na minha opinião) é através dos difusores e é a que eu vou mostrar um pouco para vocês.

1º PASSO: A ESCOLHA DO APARELHO

  1. Difusores com formatos divertidos: lâmpada, pandas, lua, sapinhos…eu já vi cada modelo exótico e engraçadinho nas lojas que vocês nem imaginam. Geralmente, eles possuem mecanismos mais simples e por isso custam entre 20-50 reais. Se você quer testar mas não quer gastar pode ser uma boa opção, mas para ambientes bem pequenos. Tenho um desse igual ao da foto e ele cumpre seu papel, bem mediano.
  2. Difusores elétricos de tomada: eles funcionam a base de calor, diferentemente dos outros modelos a base de água. São os únicos que podem ser utilizados com essências e fragrâncias artificiais – se você só quiser um ambiente cheirosinho e não se interessar pelo benefício dos óleos, é a opção mais barata. Particularmente, eu não gosto e não tenho porque inalar substâncias artificiais pode ser prejudicial à saúde a longo prazo.
  3. Difusores de alta capacidade e com controle sem fio: quando meu primeiro difusor queimou, eu resolvi fazer um upgrade e peguei um modelo bem parecido com esse – 500ml de capacidade, com opção de leds coloridos para cromoterapia e controle sem fio (única diferença é que o meu tem acabamento de madeira na base e não tem conectividade com o celular). De longe o mais eficaz que já testei, esse possante é capaz de propagar o aroma pela casa toda em questão de minutos – tem opção de timer, velocidade, funcionamento intermitente e chega a durar de 8-12 horas ligado direto.
  4. Difusores com acabamento de madeira: esse modelo da foto é bem parecido com o primeiro que tive e eu escolhi porque combinava com a madeira da minha escrivaninha, é uma ótima opção pra quem quer algo discreto, elegante e com uma boa capacidade. Existem modelos imitando uma madeira mais clara também.

2º PASSO: COMO ESCOLHER OS ÓLEOS ESSENCIAIS

Você pode pura e simplesmente comprar pelo cheiro que te agradar mais (afinal, nada errado com isso) ou pelas propriedades que o óleo possui – eu me guio pelos dois, porque de nada adianta o óleo ser incrível e você não tolerar o cheiro. Pensei em fazer uma lista aqui, mas sinto que não faria justiça. Então se você quer uma dica boa e barata: tem um manual bacana disponível de graça para Kindle Unlimited (que você pode testar 1 mês de graça clicando aqui) ou se você preferir, pode comprar só o e-book por R$1,99.

Vou comentar um pouco sobre alguns que eu estou usando e boas marcas para comprar. É imprescindível usar óleos de boa procedência e que sejam 100% puros, nada de misturas com óleos vegetais. Uma marca brasileira muito boa e que eu uso bastante é a WNF, atualmente meu favorito deles é o de laranja doce que auxilia no equilíbrio e combate ao esgotamento físico e mental, e é um forte aliado contra ansiedade e depressão – ele é ótimo para ambientes de trabalho, estudo e concentração. Uma outra marca que descobri recentemente e apesar de não ser brasileira, vende a rodo no Mercado Livre é a Now. A proposta deles é fornecer óleos de qualidade a um preço acessível. Confesso que fiquei receosa, porque a diferença é grande, mas to testando há meses aqui e fiquei muito impressionada com a qualidade (melhor que alguns outros que comprei por aqui). Alguns que tenho por aqui: Lavanda (ótimo para relaxar e dormir), Hortelã Pimenta & Eucalipto (ótimos para quem tem problemas respiratórios e alergias), Melaleuca (uso muito para skincare e também é ótimo contra a tosse), Canela (Cinnamomum Zeylanicum) – de longe meu cheiro favorito de todos, esse especificamente é o óleo da casca da canela (o da folha não é tão cheiroso) e ele é um pouco mais caro e difícil de encontrar. Ele tem propriedades similares ao da laranja doce e eu adoro fazer um blend com os dois, principalmente agora no inverno!

Se tiver alguma dúvida que eu possa ajudar, é só comentar aí embaixo que eu respondo! Para saber mais sobre outras utilizações dos óleos, restrições, contra-indicações, é sempre bom procurar um profissional especializado ou um naturopata.

2 Comments

  • Mariana July 15, 2019 at 8:46 PM

    Em primeiro lugar, como que eu nunca tinha entrado no teu blog antes?? Em segundo lugar, que post maravilhiso! Eu amo difusores e cheirinhos e qualquer coisa que melhore nosso bem estar através de aromaterapia, preciso comprar um mais legal lá pra casa (estamos com um de varetas, mas não vejo a hora dele acabar pra trocar). Eu adoro baunilha porque dá uma sensação imediata de conforto e de familiaridade/aconchego no ambiente. Eu amo cheirinho de capim-limão e qualquer coisa que tenha mel no meio, também me dão a sensação de ambiente mais quentinho e aconchegante (ainda mais agora no frio!). Fiquei curiosa sobre o óleo de laranja doce? Pode apostar! Vou procurar aqui pra experimentar. ♥️

    • Patty July 15, 2019 at 10:55 PM

      Eu amo cheiro de baunilha!!! Faço direto spray caseiro com essência pra borrifar na roupa de cama e ficar aconchegante pra dormir ou até mesmo borrifar no ambiente! Quero muito achar óleo essencial a um preço justo pra colocar no difusor também. Capim-limão é perfeito e foi o cheirinho que mais rolou aqui durante os meses do verão. Nunca usei nada com cheiro de mel, mas deve ser uma delícia também. Depois me conta o que achou do de laranja!!! Eu adoro tanto ele puro quanto misturado com canela, fica bom demais e dá uma sensação de calmaria e quentinho. <3

    Leave a Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    Aquariana da terra da garoa. Amo escrever sobre beleza e ajudar outras mulheres a desbravarem esse universo. Compartilho um pouco das coisas que gosto por aqui porque me faz feliz. Tenho um fraco por conhecer esse mundão louco em que vivemos e não dispenso uma boa aventura.

    + euzinha

    Redes sociais

    Inscreva-se na minha newsletter ♡

    Receba novidades semanalmente!

    faça stories incríveis!

    Posts recentes

    FACEBOOK

    R$130 OFF na 1ª viagem

    COMPRE NA AMAZON

    Categorias

    Instagram

    Instagram has returned invalid data.

    Siga @patriciasilvaneto

    ×